sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Tal pai, Tal filho!

Então galerinha, chegamos ao último post ( todos: AAAAAAAAAAH ‘’/ ), sabemos que irão sentir nossa falta, nós também sentiremos. Mais não se preocupem porque o concurso acaba por aqui, mais a galera do blog, pensa em continua, só que com temas variados! Então fiquem ligados. :D ( vocês podem deixar de comentário um tema que gostariam que nós falássemos).
Bom, vamos ao que interessa õ/
Esse tema é cheio dos prós e contras, e dúvidas sobre se é a melhor opção a seguir.
Lemos muitos sites para poder elaborar um texto aqui, e concluímos que com toda certeza esse assunto é bem delicado. Alguns fatores levam a ser a favor da influência dos pais, outros não!



Com tantas áreas disponíveis para o jovem, muitos deles acabam escolhendo a profissão dos pais. Primeiro porque é com eles, que eles tem o primeiro contato profissional, tiram suas dúvidas sobre a área específica, e se envolvem mais. Mais para o jovem seguir a profissão dos pais, é necessário que este seja um profissional de sucesso, porque o jovem vai ter isso como exemplo, os pais são e sempre serão exemplos aos filhos, sejam eles bons ou não. Então quando um estudante escolhe a profissão dos pais por vontade própria é porque teve esse bom exemplo em casa, sentiu segurança em seguir essa área.
Para estes que escolhem a profissão dos pais, tem um profissional disponível 24 horas, para tirar dúvidas, ajudar entre outras coisas. O que é bastante vantajoso.
Para Elaine, é possível orientar sem obrigar. Segundo ela, a situação pode ser totalmente controlada caso os pais decidam apenas apoiar e encorajar seus filhos ao invés de tentar impor uma decisão já pré-definida.
‘Orientar e não determinar. É isso que os pais precisam fazer. Desde cedo, a criança deve ser encaminhada para que tenha conhecimento de todos os tipos de profissão. Isso pode ser feito através de conversas, livros, opiniões alheias. Mas é só ela que vai escolher o que quer ser’.
Um exemplo que encontramos foi do site ‘ amigos gospel’ .A recém-formada em Direito Sílvia Muniz afirma que soube administrar bem essa situação. Mesmo sendo filha de dois advogados, a jovem de 23 anos conta que recebeu apoio dos pais, mas não foi forçada a seguir a mesma profissão que eles.
‘Sempre me senti muito segura com relação à minha escolha. Não decidi ser advogada só porque meus pais são. Escolhi por mim mesma e recebi todo o apoio deles’.
Ela também diz, que por mais que não escolheu a profissão por pressão dos pais, ela percebeu que dentro de casa Direito era uma boa área para atuar.
O que os pais devem fazer é orientar os filhos, sem exageros, mas sempre estar opinando, auxiliando, estar ao lado dele, pois isso trás segurança para o jovem a tomar sua decisão. Pois muitos pais quando deixam de opinar, deixam seus filhos ‘soltos’ diante de tantas dúvidas,.
Muitos jovens escolhem a profissão dos pais pelo fato, de terem um emprego garantido. O que por um lado é bom, quem no mundo de hoje não ficaria feliz em se formar, e garantir uma vaga de emprego na sua área?
O que se deve pensar é que, não dá pra viver sempre na ‘na barra’ dos pais, como diz a psicóloga Elaine Cruz
‘O filho precisa, sim, da ajuda dos pais, mas tem que aprender a caminhar com as próprias pernas. Não significa que o filho não possa fazer a mesma coisa que os pais. Mas a independência é necessária, senão teremos profissionais que não vão estar satisfeitos, nunca conseguirão ser plenos, simplesmente porque não nasceram para isso’.
Os pais podem opinar, mais não obrigar o filho a seguir aquela carreira, dar conselhos é bom, mais sem qualquer pressão, pois o jovem que ingressar na área dos pais por obrigação, encontrará pela frente somente frustrações. Como disse nossa professora de sociologia Marjane,
‘ O estudante tem que fazer aquilo que gosta, que realmente quer, e não escolher porque o pai quer, senão você fará aquilo sem vontade, sem amor, de qualquer jeito, e não vai render nada. Você tem que realizar o seu sonho, e não dos seus pais, garantir o seu futuro profissional em base do que você gosta’.
Encontramos dois casos de estudantes que deixaram o coração e o amor pelo ‘sonho’ falar mais alto.
Bianca Guimarães, 21, que cursa o quarto ano de veterinária, prestou vestibular para mais duas outras carreiras antes de decidir cuidar dos animais. “Fiz prova para odontologia, medicina e veterinária. Eu sempre gostei da área biomédica, acho que por ver meu pai trabalhando, mas estava na dúvida. Quando o resultado veio, tinha sido aprovada em odontologia e veterinária. Nessa hora, o coração falou mais alto, e como adoro animais e fui fazer minha matrícula”, afirma, explicando que o pai é médico e queria que ela seguisse a mesma profissão.
A princípio indecisa entre duas carreiras, Gabriela Vilela, 22, passou no vestibular para direito e letras. Cursou os dois por um tempo e decidiu seguir a advocacia. Hoje ela está no último ano da faculdade. “Minha mãe é professora e por vê-la trabalhando, acabei muito influenciada. Gosto de dar aulas, mas acho que vai ser muito difícil sobreviver só do magistério. Quando me formar em direito, quero fazer um concurso para ser promotora. Futuramente posso até ir para a sala de aula, porém minha decisão foi baseada na questão financeira”, conta.
Bom, o que se deve leva em conta na escolha da profissão é a vocação, e o amor pela determinada área. Quando o profissional se dedica, tem grandes chances de ser bem sucedido.


Links:


http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=5174
http://www.igeduca.com.br/artigos/papo-serio/vale-a-pena-seguir-a-profissao-dos-pais.html
http://amigosgospel.com/novo/viewtopic.php?t=4736
http://clistenescarlos.blogspot.com/2008/01/profisso-dos-pais-influncia-na-escolha.html
http://noticienciadigital.blogspot.com/2008/11/pesquisa-mostra-influncia-dos-pais-na.html



Preparamos alguns vídeos para vocês õ/ Vale a pena conferir :D










Diálogo das blogueiras hehe!

Jéssica A. diz: Então quer dizer que a Laís vai virar dona de casa hehehehehehe.
Laís diz: E tu funcionária pública então hehehehehe.
Tivemos que compartilhar isso :p

Bom gente, ficamos por aqui! Espero que todos tenham gostado da nossa participação , valeu a experiência. Enfrentamos vários desafios, mais com garra e força, conseguimos continuar e terminar esse concurso satisfeitos :D
Agradecemos a Equipe do Desafio do Conhecimento, e a todos que acompanharam o nosso blog.
E vamos esperar o resultado! (aflitos :x)
BEEEEEEIJOS AMORES :*

1 comentários:

Carla disse...

mais um ótimo post gente *-*
espero q vcs tenham um bom resultado (:
Parabéns, e sentirei a falta sim de vcs :*

Postar um comentário