quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A escolha da profissão, que caminho seguir!



Com mais de 150 cursos a disposição dos jovens, a cada dia que passa se torna mais difícil a escolha certa.
Esses jovens se sentem confusos, ansiosos e principalmente indecisos, pois além de que a cada dia surgem novas opções de trabalho, tem também o medo da concorrência na profissão, da dificuldade de arrumar trabalho na área desejada e da pouca remuneração.
Para a psicóloga Norma Garbulho, do Centro de Psicologia Aplicada (CPA), da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, “A sociedade cobra a ‘escolha certa’, que deve ser para toda a vida. Isso causa nesse jovem a idéia da culpa caso a escolha não seja a mais adequada. Nesse momento, as diversas opções de cursos divididos nas três grandes áreas – Biológicas Exatas e Humanidades – apresentam-se para confundir ainda mais a cabeça do adolescente, já cheia de preocupações, como agradar aos pais, não se afastar dos amigos que escolhem outras carreiras e, ainda, procurar uma profissão que “dê dinheiro”. Ele normalmente fica bastante confuso com o aumento de cursos oferecidos, a cada ano, e tem dificuldades em estabelecer a diferença entre os cursos que têm características semelhantes muito sutis”.
Para um jovem tomar uma boa decisão de trabalho é bom reunir informações sobre a profissão desejada, fazer estágios em empresas que auxiliam na escolha certa e ouvir opiniões de familiares.
E o mais importante é fazer a escolha, em base da afinidade e do que realmente gosta.
( E vai com Fé ;D)

Para você que ainda está indeciso, pesquisamos um teste vocacional para esclarecer algumas de suas dúvidas.
http://www.carlosmartins.com.br/_vocac/vocacional.htm


Comentem galerinha do mal hehe.